Gestão de estoque; qual a real importância?

gestão de estoque

O estoque é um dos pontos mais importantes de uma empresa e pode trazer lucro ou prejuízo. Veja dicas para uma boa gestão em seu estoque.

Em uma empresa de varejo, conduzir os estoques tem como objetivo equilibrar compras, armazenagem e entregas, controle de coletas e saída, o uso dos materiais e o giro das mercadorias. Sendo assim, essa é uma das tarefas mais importantes e mexe exatamente com o giro do estoque.

Para que esse setor possa evoluir, é preciso atenção em todas as coisas que podem enaltecer ou prejudicar, por exemplo:

– Compra

– Organização

– Exposição das mercadorias

– Promoções

– Atendimento

– Entrega

Curva ABC

Já falamos sobre a Curva ABC em um de nossos textos, mas novamente, é uma ótima ferramenta para auxiliar na gestão do estoque. Classifica os produtos se baseando na ideia que 80% das consequências são influenciadas por 20% das causas.

O foco desse método de classificação é analisar os produtos que trazem mais resultado para sua empresa a partir de indicadores como:

– Tempo movimentação no estoque

Lucro

– Faturamento

– Qual o consumo de cada um?

Você deve conhecer seu estoque, pois só assim, evitará compras exageradas e também vai economizar bastante.

Ruptura de Gôndola.

Não saber administrar pode causar a Ruptura de Gôndola, afetando as vendas por falta dos produtos. Para que isso não aconteça, você deve sempre estar atento aos últimos meses, se certificando que os estoques não se acumulem, pois mercadoria parada é dinheiro parado! E também que não falte nada quando houver pedidos.

Área do produto.

O lugar onde fica as mercadorias é muito importante, além da organização para facilitar o entendimento dos funcionários e clientes, a área de estoque deve garantir que não haja risco de o produto ter avarias durante o movimento, a ida ao transporte e etc. A área onde ocorre a vendas também deverá ser observada, o designer deve ser adequado para que facilite o processo de compras do cliente e induzir a venda de produtos com maior margem, menor giro e os prazos de validade mais curtos.

Dicas.

– Crie um processo de rotina para checar os pedidos que chegaram, saíram para entrega, entregues e a falta deles.

– Analise os produtos que estão sujeitos ao “modismo”. Eles devem ser comprados em quantidades menores e com maior continuidade, diminuindo o estoque e liquidando-o rapidamente.

– Organização é o ponto mais forte a se ter.

– Depois de ter tomado o conhecimento das necessidades da empresa, procure fornecedores que possam oferecer a possibilidade de comprar em menores quantidades.

– Se você ainda precisa comprar grandes quantidades de produtos desnecessários, use estratégias para vender mais rapidamente, evitando estoque de produtos em excesso.

1 comentário em “Gestão de estoque; qual a real importância?”

  1. Pingback: Por que contratar seguro de cargas? | Na Hora Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *