Custos Logísticos: Como diminui-los

Ter estratégias para diminuir custos logísticos é um dos desafios mais fundamentais e importantes que o e-commerce vem enfrentando. Para entender melhor, somente o estoque e o manuseio representam quase 40% dos gastos.

Vai ficando cada vez mais difícil conforme aumenta os volumes, e muitas vezes as empresas não conseguem acompanhar esse desenvolvimento. Para que isso não aconteça com sua empresa, abaixo está algumas estratégias que podem ajudar:

1- Saiba quais são os seus gastos.

Antes de planejar algo que diminua os seus gastos logísticos, você precisa entender, conhecer perfeitamente quais são os seus custos e, só assim você poderá pensar em algo para diminui-los corretamente e de modo que não danifique ou afete o rendimento da sua empresa. O processo da logística é dividida em três partes:

– Armazenamento

– Estoque

– Transporte

São esses três pilares que fazem a organização do negócio e também é neles que é preciso muita atenção, pois depois da sua análise, que deve ser feita cuidadosamente, fica fácil de começar a planejar diminuir os custos logísticos.

2- O Cliente.

Depois de iniciar seu projeto de diminuir os custos, aprenda e entenda precisamente a sua demanda, principalmente em datas especificas e feriados, saiba a sua temporada! Porque isso está ligado a conduta do seu cliente, por isso, leve isso em consideração antes de decidir mudanças sobre abater seus gastos.

Quando você se importa com as necessidades e vontades do cliente é provável o tornar fiel ao seu produto ou marca, ficar menos rígidos as operações e abrir lugar para grandes resultados.

3- Negocie.

Muitos do e-commerce não consideram pôr na balança o custo de estoque, mas é importante analisar que até separação e preparação de pedidos causa gastos, pois envolve comunicação, expedição, coleta, receber a coleta e todas as etapas até que entre em processo de entrega.

O gasto do processamento do pedido fica ainda mais difícil em lojas virtuais que precisam e dependem de apenas um fornecedor ou que trabalham com “Just In Time”. Pois, mesmo que os gastos com a armazenagem sejam menores, pode acontecer dois efeitos contrários:

  1. A) A segurança e a solução para caso ocorra imprevistos é extremamente pequena, e isso acrescenta o risco de estoque.
  2. B) O Lead Times é longo e muitas vezes não compensa para o cliente dependendo do produto comercializado.

Sua loja trabalhando com Just Time ou com estoques, a negociação com quem te fornece os produtos é essencial para quem quer realmente reduzir custos logísticos e tranquilizar sua operação, isso tem uma força na hora de determinas os valores.

Não considere exclusivamente preços mais competitivos e o custo do produto, mas também analise o frete! Muitos fornecedores que podem aparentar vantagem podem perder para os que proporcionam entregas mais rápidas e mais baratas.

4- Abrace novas formas de entrega

O frete de entregas é uma das partes que mais se gasta na logística e, na maioria das vezes, é o que faz o cliente abandonar no carrinho. Para que isso não ocorra e acompanhe as novidades do mercado, é necessário analisar as novas formas de entrega, que não reduzem unicamente o preço, mas também tempo aumentando a praticidade e qualidade.

  1. Adote o avanço da tecnologia

Investir em tecnologia pode exigir gastos significativos em pouco tempo, porém, trazes muitos ganhos em bastante tempo.

Para conservar seu negócio lucrativo e ter uma empresa forte perante a concorrência é necessário deixar antigos costumes para trás e adotar novas soluções.

Com a tecnologia você pode agir de forma mais competente. E com isso, conseguir custos mais baixos e prazos mais competitivos.

Analise sempre o dia a dia da empresa, observe quais mercadorias está em longo prazo quando na verdade poderia ser diminuído.

6- Pense nas demandas

Ao adotar os sistemas para ajudar no controle, é possível prever as demandas com mais antecedência e precaução. Isso evita que você seja surpreendida e perca recursos durante esse percurso.

7- Contrate uma transportadora.

Outra coisa que pode te beneficiar é um transportadora. Contrate transportadoras, elas criam rotas inteligentes, as entregas são feitas prazo curto e percorre uma distância menor. Esse planejamento deve ser feito por elas por meios de cálculos que envolvem distância, os endereços de entrega que devem ser feitas e o melhor caminho.

8- Escolha um processo de expedição.

O processo de expedição deve ser definido. Depois de unificar todos os processos, é preciso organizar o processo de expedição.

  • Quem é o responsável pela expedição e recepção das mercadorias.
  • Quais são os dias e horários de coleta e entrega da transportadora.
  • Os materiais envolvidos (Etiqueta, mesas, computador, material de empacotamento e embalagem)

Quando são bem feitos e organizados, as etapas de expedição são capazes de reduzir custos logísticos, podem reduzir o longo prazo dos pedidos e evitar “surpresas” nada agradáveis.

9- Reduza os custos de estoque

Custos de estoque abrange todos os gastos introduzidos no processo da venda da mercadoria. Estoque, armazenagem e expedição. Esse gasto é feito por três elementos que desdobram em vários sentidos e podem ser essenciais para reduzir custos logísticos.

  • Custo de pedido: Podem ter uma força na redução de custos logísticos porque habituam depender de negociações com fornecedores e etapas bem definidas de recebimento e expedição das mercadorias.
  • Custo da manutenção: Envolve tudo o que a empresa tem de mão de obra, estoque, espaço, aluguel e impostos. O custo de manutenção pode variar entre 18% a 78% de todos os custos de estoque. Vai depender do padrão de gestão do estoque utilizado pelo e-commerce.
  • Custo de falta: O custo de falta envolve todas as despesas que comprometem quando falta algo após o pedido do cliente, como envios com urgência, extravios ou substituição.

Nessa etapa, é importante entender o seu negócio, como que é levado as coisas, se modelo para reduzir custos logísticos de forma estratégicas e inteligente, por exemplo, não faria sentido excluir e colocar Just In Time em um e-commerce que fabrica e produz suas próprias mercadorias.

Dependendo do volume de pedidos, o aumento do Lead Time cogitaria no custo de processamento do peido e a reversão decretaria o investimento em mão de obra para a fabricação de produtos. Por isso É NECESSARIO analisar tudo antes de tomar uma decisão sobre diminuir custos logísticos.

Outro jeito de tranquilizar a gestão do estoque e reduzir custos é fazendo usa da Curva ABC para qualificar os itens do espaço de acordo com sua importância. São separados pelas classes A, B e C para mostrar quais têm maior valor agregado, quais têm alto giro e devem ser recolocados repetidamente e quais não tem grande saída e devem ser comprados em menor quantidade.

10-  Diminua a cubagem para evitar cobranças adicionais

Para a logística, depende do volume que cada um desses itens embalados ocupa no veículo de transporte, o que é chamado de cubagem.

Cubagem: Peso (em kg) x Dimensões (em cm) ÷ 6000

Esse cálculo será o peso cúbico da sua encomenda e a maioria das transportadoras considera o maior valor encontrado para a relação. Ou seja, se a cubagem for maior do que o peso, é esse fator que será considerado – e vice-versa.

Porém, diminuir custos logísticos por meio da redução de cubagem pode ser aceitável se a sua loja virtual:

  • evitar enviar produtos montados se estes puderem ser desmontados.
  • Utilizar caixas que se aproximem do tamanho das encomendas.
  • proporcionar as dimensões e o peso dos seus produtos para calcular a cubagem.
  • avaliar o tipo de peso cobrado nas tabelas dos seus fornecedores (cubado ou real).

11-  Acolha pensamentos estratégicos

As encomendas estão sendo separadas de acordo com a região de envio? Como estou preparando o lugar do meu estoque?

Fazer questionamentos frequentemente sobre o rumo da operação é o caminho para sustentar sempre estratégica e adequada às necessidades do negócio. Isso faz com que os processos estejam sempre corretos e alinhados.

Como reduzir custos com a Na Hora Transporte?

O maior diferencial que nossos clientes encontram na Na Hora é o fato de não cubarmos as mercadorias volumosas, ou seja, nossa cobrança é feita por entrega, o que permite que nossos clientes enviem grandes encomendas como persianas, fogões, camas box, colchões etc., e tenham a assertividade do valor que será cobrado.

Portanto além do preço ser muito competitivo evitando os abandonos de carrinho ele é fixo e sabemos que preços fixos facilitam o gerenciamento e planejamento logístico, pois muitas plataformas não possuem campos de configurações de gris, seguro etc.

Os prazos para entrega de grandes volumes como os citados acima variam entre 10h e 24h, pois assim que as mercadorias são coletadas, seguem a rota de entrega.

A área do cliente permite o acompanhamento em tempo real de todas as situações que por ventura possam acontecer no trajeto até o consumidor, isso possibilita ações preventivas caso haja alguma ocorrência.

Entregas de grandes volumes são agendadas, portanto 98% das entregas são finalizadas, o que permite que seu cliente se programe para o recebimento da mercadoria, evitando transtornos pelo não recebimento.

Essas são algumas das muitas vantagens que nossos clientes encontram na Na Hora transporte.

Caso tenha interesse em receber uma tabela de frete basta solicitar pelos contatos abaixo. Temos certeza que a qualidade e preço irão te SURPREENDER!

comercial@nahoratransporte.com.br
11 2339-1641

1 comentário em “Custos Logísticos: Como diminui-los”

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